Apoio das bibliotecas na gestão de dados científicos

Nesta aula, estiveram presentes os dois elementos do grupo. Para efectuar este post analisámos um documento relativo ao apoio das bibliotecas na gestão de dados científicos, e retiramos informações que consideramos relevantes acerca deste tópico.

As bibliotecas e arquivos em todo o mundo estão a adquirir competências e a aplicar os princípios da biblioteconomia e da arquivística para resolver desafios e fornecer novos serviços relacionados com a gestão de dados de pesquisa.

Os bibliotecários estão a ajudar a satisfazer as necessidades dos pesquisadores ao longo do ciclo de vida dos dados de pesquisa, através de: avaliações e divulgação, consultoria sobre planos de gestão de dados e meta-dados, aumento das competências de literacia de informação e de gestão de colecções, fornecimento de serviços de referência para ajudar os clientes a encontrar e citar dados, e fornecendo soluções de publicação e preservação de dados. Os bibliotecários estão também a criar tutoriais, a treinar colegas de dentro e de fora da biblioteca, discutindo sobre dados de pesquisa, incluindo políticas de desenvolvimento e planeamento.

 

Ruben Silva

Sérgio Meireles

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s